terça-feira, 24 de maio de 2011

Projeto: Linux educacional 3.0

CURSO BÁSICO DE LINUX 3.0 EDUCACIONAL


1- Características do curso:
O CURSO BÁSICO DE LINUX 3.0 EDUCACIONAL caracteriza-se por ser um curso de formação continuada na área da Informática Educacional, destinado preferencialmente aos professores que atuam nas oficinas de Informática das Escolas de Tempo Integral.

2 – Objetivos do curso:

·        Oportunizar ao corpo docente e discente um contato com as novas tecnologias educacionais favorecendo a construção de novos saberes, além das estratégias de significação e compreensão da plataforma Linux 3.0 Educacional;

·        Disponibilizar noções básicas do sistema operacional: Familiarização do pacote Broffice, disseminação dos aplicativos de softwares educacionais inclusos na plataforma Linux 3.0 Educacional (os de interesse aos ciclos oferecidos no ensino municipal da rede), entre outros aplicativos pedagógicos.
·        Propiciar um ambiente de aprendizagem colaborativa promovendo a interação e troca de experiências entre os cursistas, objetivando o desenvolvimento crítico e reflexivo do grupo, estabelecendo discussões quanto à aplicação da informática educacional e das teorias estudadas no decorrer do curso.

·        Dominar diferentes tecnologias para proporcionar aos alunos experiências ricas e criativas com as ferramentas da web.

3- Composição do curso:
O curso terá duração de 30 horas e será desenvolvido em três etapas:
·        Aulas presenciais (10h) – Aplicabilidade da plataforma Linux 3.0 Educacional e o domínio das ferramentas e softwares inclusos no sistema.


·        Aulas on-line (10h) – Aulas on-line, apresentando textos e enquetes, estabelecendo discussões quanto à aplicação da informática educacional (Plataforma Moodle)
·        Aplicação no ambiente escolar (10h) – Atividades práticas a serem desenvolvidas em sala de aula.
Este trabalho se sustentará em um material específico da Informática Educacional, organizado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação com o intuito de contribuir para a construção de práticas pedagógicas utilizando as novas tecnologias como ferramenta.

4 – Matriz curricular do curso
A matriz curricular está estruturada nos seguintes eixos temáticos:

1-     Introdução a Informática
            1.1 – Inclusão Digital
            1.2 - Informática na educação
            1.3 – Práticas pedagógicas utilizando o computador como ferramenta

2 – Aplicativos funcionais do Linux educacional 3.0
            2.1 –Edubar

3 – Aplicativos do BrOffice
            3.1 – Writer (Editor de Texto)
            3.2 – Calc (Planilha Eletrônica)
            3.3 – Impress (Apresentação de Slides)

4 – Repositórios – Ferramentas da web – Portais educacionais
            4.1 – Portal do Professor

5- Ao final do curso, o professor estará qualificado para:
·        Promover a inclusão digital da comunidade escolar por meio de atividades contextualizadas,
·        Refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem apoiado pelas TICs, aproveitando as suas possibilidades de interação, colaboração, colaboração, cooperação e autoria,
·        Dominar os diferentes aplicativos do sistema operacional Linux e suas funcionalidades,
·        Incluir os aplicativos nas práticas pedagógicas por meio de atividades desafiadoras que privilegiem a produção do aluno,
·        Criar novas formas de utilizar os softwares, relacionando essas atividades aos conteúdos trabalhados em sala.
·        Utilizar diferentes tecnologias para proporcionar aos alunos experiências ricas e criativas com as ferramentas da web.
·        Explorar o sistema Linux 3.0 Educacional e seus aplicativos, favorecendo o desenvolvimento de projetos interdisciplinar.

6- Duração e carga horária:
 Duração: Este curso tem a duração de 6 semanas distribuídos nas seguintes conformidades:

Início: 04/05/2011
Término: 08/06/2011

Carga horária: 30 horas, sendo divido em aulas presenciais (10 h), atividades on-line (10h) e atividades práticas em sala de aula (10h).

Os encontros serão semanais com 05 horas de duração sendo 02 horas presenciais, 2 horas de atividades aplicadas em sala e 01 de hora de exercícios on-line.

7 - Da certificação:
Ao final do curso será oferecido ao professor-cursista um certificado expedido pela Secretaria Municipal da Educação de Assis, desde que ele:

  • Tenha 85% de freqüência mínima;
  • Participe das atividades on-line;
  • Não ultrapasse 01 falta durante todo o curso;
  • As Horas-atividades somente serão computadas desde que devidamente registradas no portifólio;
Observação: Para que seja possível a certificação, os professores que fizerem o curso não serão dispensados do HE da Unidade Escolar.

8 – Formas de Avaliação:
A avaliação do curso será constante e acontecerá concomitantemente ao desenvolvimento de cada tema através da análise do rendimento e das tarefas realizadas pelos participantes.


9- Coordenação Geral do curso:
Secretaria Municipal da Educação de Assis


10- Webliografia:
       http://linuxeducacional.com/


11- Fotos do curso:








































Responsáveis pela organização e logística do evento:
Adão Aparecido Lopes
Urias Turbiani
Maria José de Pontes Lima
Marcelo José Ferreira
Rodrigo de Souza
Organização Pedagógica: Núcleo Pedagógico – SME

Comissão de Certificação:
Aparecida de Lourdes Rodeling (Supervisora de Ensino)
Kátia Andrade Inez Silva (Assistente Técnico-Pedagógico)
Divanil Regina Terçarioli (Assistente Técnico-Pedagógico)
Nelma Viviane de Souza Silva (Assistente Técnico-Pedagógico)


            

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